Cabelo crespo no trabalho: saiba como usar

Se você trabalha em lugares que exigem um visual mais formal ou pretende fazer carreira em grandes empresas, é importante saber como usar o cabelo crespo para valorizar a sua imagem profissional.

Muitas empresas do mundo corporativo tem um código de vestuário estabelecido. É claro que isso não está afixado na parede do escritório, mas fica evidente ao observar como os funcionários se vestem, se usam um visual mais conservador ou descontraído.

Para saber se o nosso cabelo crespo pode interferir na vida profissional, conversei com a consultora de imagem Ilana Berenholc. Ilana assessora empresas e pessoas que querem atingir autenticidade, credibilidade e autoconfiança através da imagem.

Blog: Como o cabelo crespo é visto no mundo corporativo. É verdade que o cabelo liso é sinônimo de chique, elegante e o cabelo crespo descontraído?

Ilana: Existe, sim, a idéia de que o cabelo liso é mais “profissional”, principalmente neste ambiente corporativo formal. O cabelo crespo, se não for bem cuidado, pode passar a imagem de desorganização. A maior resistência vem da idéia de que as pessoas que têm, e assumem seu cabelo crespo, são menos convencionais, mais livres, independentes. E estes ambientes preferem uma imagem mais estável, associada ao cabelo liso. Se o cabelo é muito encaracolado, pode transmitir uma imagem infantil.

 

Blog: Como manter o crespo e ser bem aceito no ambiente corporativo? O que fazer para manter o estilo?

Ilana: Ele precisa ser bem cuidado. O crespo encaracolado precisa de um produto que controle e defina os cachos – que devem ser mais soltos, de preferência. O problema maior é o crespo que parece ter vontade própria e fica descontrolado. Neste caso, o ideal é usar um acessório e prender o cabelo.

 

Blog: Certa vez ouvi uma executiva bem sucedida afirmar que a mulher que tem cabelo crespo à medida que vai subindo de cargo, o cabelo vai ficando mais liso. O que você pensa sobre isso?

Ilana: Não tinha pensando nisso ainda, mas é fato. O cabelo liso também é sinônimo de status e condição financeira mais alta. A posição hierárquica é associada à situação financeira e ao sucesso, e o cabelo liso é o que representa esta imagem.

O que a Ilana disse, eu percebo no dia a dia de amigas que trabalham em empresas mais formais. Quando chega a hora de ingressar na área corporativa, muitas mulheres decidem alisar os cabelos para se adequarem aos padrões estabelecidos. Mas você não precisa abrir mão do seu cabelo crespo, o segredo está em adotar penteados e produtos (leave-in, pomadas e anti-frizz) que deixem os fios saudáveis e bonitos.   

Algumas ideias para você arrasar no visual.

A lateral com pequenas tranças deixa o rosto mais delicado

O semi preso é perfeito: tira o volume do rosto e ainda valoriza os crespos

O coque de tranças dá um ar de sofisticação

Aqui, ela prendeu o cabelo no alto da cabeça e deixou a frente solta

11 Comments to “Cabelo crespo no trabalho: saiba como usar”

  1. Débora Machado dos Santos disse:

    Concordo com a Paulinha…
    Faço tranças em meio ambiente de trabalho, acho mais adequado, cabelo mal cuidado chama atenção negativamente.
    Bjos!!!

  2. SILVANA OLIVEIRA disse:

    Infelizmente, ainda associam “profissionalismo” a cabelo liso, isto é muito desagradável e me dá um pouco de medo de gente que pensa desta maneira. Tudo bem que um cabelo desgrenhado, mal cuidado é horroroso quer seja liso ou crespo. Mas dizer que cabelo liso é mais “adequado” que cabelo crespo, isso eu não aceito. Durante anos travei brigas comigo mesma por ter cabelo “carapinha, ruim” e agora mais esta. Graças a Deus, hoje trabalho em um ambiente que me alforriou da tirania do cabelo alisado a força!

    Sissi

  3. Camila disse:

    PRECONCEITO!! qualquer tipo de cabelo quando mau cuidado pode passar uma má imagem da pessoa.

  4. Sonia disse:

    Concordo com Cristine e Tita que todo cabelo seco é feio, mas não dá pra tirar essa imagem das pessoas, onde acham que Black não combina com terninho. Os exemplos são poucos, mas existem e eu já vi!

  5. Livia disse:

    Realmente existem pessoas preconceituosas que acreditam que cabelo liso é status e coisa de rico, eu não concordo com isso.
    Existem cabelos lisos encebados.
    Acredito que cabelos bem tratados sim, valoriza a imagem da pessoa e não se é liso, crespo, frizado.

  6. Tita disse:

    Respondendo a Paulinha:

    Qualquer cabelo crespo ou liso maltratado é deselegante.

  7. [...] blog Cabelo Crespo é Bom, tem uma entrevista interessante onde diz: “Existe, sim, a ideia de que o cabelo liso é mais [...]

  8. Victoria disse:

    Adorei o post! Muito útil mesmo!

    Bjos!

  9. lilian disse:

    fiz uma referencia ao teu blog em meu blog, ou seja, publiquei este post, Qdo tiver oportunidade conheça o meu e seerá um enorme prazer saber mais novidades e publicar lá! bjos

  10. Cristine disse:

    eu ri do comentario aqui. Povo acha que tudo que envolve negro é preconceito. Não ué, cabelo crespo seco é feio mesmo, assim como cabelo liso, cabelo cacheado.. qlqr tipo de cabelo ressecado é feio!!! Esquece essa parada de preconceito, eu hein. Enfim… lindo os looks da materia, gostei ;)

  11. Paulinha disse:

    Muito legal.
    Um cabelo crespo que não seja bem tratado realmente não é elegante, então na verdade não é preconceito é uma realidade.
    Bjos

Leave a Reply

(obrigatório)

(obrigatório)