Cabelo crespo com química

Tenho recebido alguns e-mails de meninas que passaram por algum tipo de processo químico e estão com os cabelos danificados.

Primeiro, gostaria de dividir com vocês o que penso sobre alisamento. Embora hoje use o meu cabelo natural, alisei e relaxei os fios durante muitos anos. O que me incomoda não é o alisamento em si, mas o motivo que nos leva a mudar de crespo para liso.

Hoje percebo, claramente, que no meu caso foi porque não sabia como lidar com o meu cabelo crespo. Na época em que era adolescente não existia leave-in (socorro!) e muito menos produtos especiais para cabelo crespo.

Para vocês terem uma idéia, nas prateleiras dos supermercados só encontrávamos xampus e condicionadores para cabelos secos, normais e oleosos.

Depois de lavar e condicionar os fios, o que me restava? Passar Óleo de Lavanda Bourbon, trançar ou fazer rabo de cavalo. Cabelo solto? Só passando chapinha.

A falta de informação e de produtos acabaram me levando para química. A primeira vez que fiz o alisamento foi incrível. Meu cabelo balançava e brilhava como em um comercial de xampu. Cheguei em casa, fui direto para o espelho e jogava os cabelos prá lá e prá cá. Era fascinante descobrir o que era ter o cabelo liso.

Mas não gostava do meu visual com aquele cabelo lambido, por isso passei a enrolar os cabelos e, com o tempo, à noite fazia trancinhas e soltava de manhã. Ele ficava todo frisado.

Com o passar dos anos, e a falta de tratamento adequado, os cabelos começaram a enfraquecer.  Aí descobri que também não sabia como lidar com os cabelos alisados. Para completar, passei por um alisamento que queimou todo meu couro cabeludo.  Tive que fazer tratamento durante um ano e um corte radical.

Depois disso, ainda passei por vários processos químicos, fui me informando cada vez mais, não ia a qualquer salão e fazia tratamentos em casa. No salão, meu comportamento mudou. Em vez de entrar muda e sair calada, passei a questionar a cabeleireira sobre tudo (que produto é esse? O que faz? O que você vai colocar no meu cabelo? O que faço para hidratar o cabelo em casa?). Um verdadeiro interrogatório.

Com isso aprendi que o alisamento deve ser uma escolha consciente. Algumas meninas veem a química como o caminho mais fácil. Posso dizer para você que ela não é.

O processo químico muda completamente a estrutura e a textura do cabelo crespo. Para saber qual química deve escolher é preciso passar por uma avaliação profissional.  O cabeleireiro vai analisar seu tipo de cabelo, fazer testes e definir o que é melhor para você.

Se for a um salão e o cabeleireiro quiser fazer a química na hora, saia correndo. Vai ser uma roubada. Antes de qualquer processo químico, é preciso preparar os fios, passar por um período de hidratação e recuperação dos cabelos.

Nomes para guardar

Os princípios ativos mais utilizados para mudar a estrutura dos cabelos são:

- Hidróxido de Cálcio

- Hidróxido de Sódio

- Hidróxido de Guanidina

- Tioglicolato de Amônia

A maioria dos produtos são incompatíveis entre si. Por este motivo, se você já tem química nos cabelos e quer partir para outro tipo de alisamento, relaxamento ou permanente afro, a base do produto precisa ser a mesma. Caso contrário, terá que cortar os cabelos para retirar toda a química anterior.

Outro ponto importante: após o alisamento é fundamental receber orientação para cuidar do cabelo em casa, quais produtos utilizar e o passo a passo da rotina diária.  Se quer ter um cabelo bonito e saudável, precisa de muita disciplina.

Vou fazer mais posts para esclarecer este assunto, detalhando cada tipo de alisamento. Quanto mais você souber, mais segurança terá para avaliar se está nas mãos de um bom profissional.

22 Comments to “Cabelo crespo com química”

  1. Mariangela Miguel disse:

    Oi, Flavia

    Esta fase é uma das mais difíceis. O que vai deixar a parte crespa mais maleável é a hidratação. Passar um pouco de leave in todos os dias vai ajudar muito. Procure, também, fazer penteados em que o cabelo fique preso (rabo de cavalo, coques). Desta forma, você não vai sofrer tanto com a diferença entre a parte crespa e a lisa. E paciência, muita paciência, ok?

    Boa sorte!
    Abs

  2. flavia disse:

    Estou sem quimica no cabelo desde 11/2011, mas as pontas ainda tem alisamento a base de amonia e agora quero um cabelo mais natural, estou com um pouco mais de 4 dedos de rais, meu cabelo é bem crespo, e gostaria de saber o que é melhor para soltar o cabelo?

  3. Mariangela Miguel disse:

    Oi, Tani

    Não existe nenhum produto que possa desfazer a diferença entre a raiz enrolada e as pontas lisas. Infelizmente, conforme o cabelo vai crescendo, o aspecto “mico leão dourado” vai aumentar. Se estiver preparada psicologicamente para aguentar seu cabelo curto por alguns meses, então vale a pena cortar. Agora, se não estiver preparada para enfrentar o cabelo curto, o que você pode fazer é brincar com penteados que explorem o cabelo preso: coques, rabo de cavalo, tranças, etc. Também dá para enrolar todo o cabelo com bigudinhos, para que fique cacheado (esta semana vou fazer um post sobre isso). Mas não tome nenhuma decisão apressada. Pense com calma, ok?
    Abs

  4. tani silva disse:

    ola, alisei meus cabelos por muito tempo este ano tomei a decisaode fazer mais! nus primeiros meses foi ate facil mais agora…estou com quatro dedos de raiz ta um orro! meu cabelo natural nao e crespo, sao cachos soltos. na verdade nao seinem porque alisei! agora sonho com meus cabelo caracolados! vejo fotos antigas e axo lindo! o que vc axa que eu devo fazer corto bem baixo ou tem algum produto que desfac um pouco a diferença da raiz pra pontas!? to me sentindo um mico leao dourado! nada contra o macaquinho!kkkk bejus me responda!

  5. aldenor disse:

    muito bom , tirei muitas duvidas lendo esse sait .

  6. Emília Silva disse:

    O meu cabelo é tipo Carapinha. Será que vou conseguir o efeito que pretendo?
    Beijos :)

  7. Mariangela Miguel disse:

    Oi, Debora

    Como demorei para responder seu email, gostaria de saber como está o seu cabelo. Você conseguiu ficar sem a química?
    Bjs.

  8. Mariangela Miguel disse:

    Oi, Emilia

    Antes de fazer o permanente afro, voce precisa saber se a química que usou é compatível com a química do permanente. Caso contrário, pode danificar o seu cabelo. Quando a gente faz um tratamento químico no cabelo não dá para mudar rapidamente para outro tipo de química. Na maioria das vezes é necessário esperar alguns meses para o cabelo crescer e cortar a parte alisada para colocar um outro produto. Por isso, o melhor a fazer agora é hidratar constantemente os fios e deixá-los crescer mais um pouco, antes de tomar qualquer decisão. Como é o seu cabelo? Crespo, muito crespo? Ele enrola?
    Bjs.

  9. Emília Silva disse:

    Eu estou completamente maluca com este blog !!
    Eu moro em Portugal, tenho 17 anos, e encontrar informação para cabelos afros NÃO cacheados é muito complicado !!
    Até que meses de pesquisa depois encontrei este blog *.*
    Já tinha perdido a esperança de encontrar um site assim *.*
    Tenho imensas dúvidas que irei postar conforme os posts que voçê postar::

    Á cerca de um mês eu coloquei relaxante em casa após 7/8 meses de cabelo virgem com tranças postiças, mas agora queria muito mudar para uma permanente .. Queria mesmo ter cachos no meu cabelo , acho uma opçao muito melhor para o meu estilo de vida e de vestuário ..

    Quais são os seus conselhos ?

  10. debora disse:

    Ola!!! estou apavora ,andei fazer umas quimica em meu cabelo ,como alisamento e macorroquina ,o alisamento começo ficou maravilhoso mas depois me cabelo se quebro todo principalmente na frente onde me apovorei eu coloquei meg…mas ai ficou bem mas complicado tem mas cuidado, tirei e fiz a morroquina mas tem umas parte do meu cabelo que esta quebrado ,onde tomei uma decição eu somente cuidar do meu cabelo sem quimica o problema que ele é crespo sem definição .Gostoria que vc me dese algumas dicas para eu cuidar dele bem par nao colocar mas quimica natural mas com cachos o que eu faço estou apavoradaaaaa bjs

  11. Mariangela Miguel disse:

    Oi, Eulália

    Infelizmente, o hene é uma química que não dá para tirar simplesmente do cabelo. Você terá que esperar seu cabelo crescer e ir cortando a parte alisada aos poucos.

  12. carol disse:

    alisei meu cabelo por muito tempo, e com diversos produtos diferentes, meu cabelo caia muito, quase fiquei pepressiva por causadisso, mas depois que entrei na idade adulta, percibi que meu cabelo era lindo sim , como ele era , só precisava de cuidado, e hoje até faço uma quimica para soltar os cachos, mas alisar nunca mais. aprendi a curtir meu volume.

  13. Eulália Maria Cardoso Fraga disse:

    Eu faço uso do produto chamado Hene no meu cabelo e gostaria de saber o que devo fazer para tirar esta quimica do meu cabelo?

    obrigado aguardo resposta

  14. Mariangela Miguel disse:

    Oi, Samara

    Tudo bem?

    Quando a gente alisa o cabelo, uma coisa muito importante que devemos sempre lembrar é nunca misturar duas químicas diferentes, principalmente se elas forem incompatíveis.

    Além da pasta, você pinta o cabelo com tablete Santantonio. A tintura também é uma química. Embora o fabricante afirme na embalagem do produto que a tinta não contém amônia, você precisa saber se o tablete Santantonio é compatível com a pasta que usa para alisar seu cabelo. E isso, só um bom cabeleireiro poderá lhe dizer.

    Outra coisa: você frequenta o clube da cidade. Toda água de piscina contém cloro, que resseca muito o cabelo. Então, antes de entrar na água é bom passar um creme com protetor solar para os cabelos. E depois da piscina, o ideal á fazer uma hidração nos fios.

    Falando em hidratação, você costuma usar máscaras hidratantes? Com qual frequencia?

    Quanto a cortar os cabelos, sua mãe tem razão. Retirar a parte que está danificada é um bom caminho para recuperar a saúde do seu cabelo. Mas não precisa ser nada radical. Vá cortando aos poucos, à medida em que seu cabelo for crescendo.

    E hidrate sempre, não tenha preguiça, ok?

    Bjs

  15. samara disse:

    tenho cabelo alisado, com pasta mesmo e uso tintura com o nome de tablete santo antonio efrequento um clube na cidade onde moro mais ultimamente meu cabelo vem arrebentando muito deixando-o do totalmente danificado e sem brilho o que eu faço? minha mae disse que o jeito é cortar mais nao quero preciso de uma opnião. tenho 13 anos

  16. Mariangela Miguel disse:

    Oi, Gerusa

    Tudo bem? Muito obrigada!

    Em relação à química, o hidróxido de sódio realmente é muito forte, e age rapidamente nos cabelos.

    O mais suave é o hidróxido de guanidina. Mas para mudar de química, precisará conversar com sua cabeleireira e fazer testes para saber como o cabelo irá reagir, ok?

    Bjs

  17. Gerusa Gama disse:

    Ooi. Minha irmã me aconselhou teu site e estou achando beeem interessante. Sei que vc ajuda todas as mulheres negras desse país (hehehe). Aliso meu cabelo, gosto dele assim; mas queria achar algo mais fraco do que o hidroxido de sodio sirley. Existe? Contendo a mesma base química?!

    Beijo.

  18. Mariangela Miguel disse:

    Oi, Flora

    Eu cheguei a usar esta pasta. Realmente era super agressiva. Quem bom que você está curtindo seu cabelo ao natural. É tão bacana descobrir que realmente ficamos estilosas com ele!

    Bjs,

    Mariangela

  19. Luana disse:

    Parafraseando o que você e a Victoria disse no comentário acima, geralmente o problema está no motivo. Eu também não sabia lidar com meu cabelo crespo, e por isso, utilizei processos químicos por mais de 15 anos, mas depois de muita desilusão, couro cabelo queimado por química e prancha, e muita, mas muita quebra dos fios, resolvi abandonar de vez a química. Cortei toda a química (até baseado num corte da Jasika Nicole que vi em um post aqui no blog..rs) e percebi como é bem mais fácil cuidar do crespo (é claro que é necessário hidratações e diversos outros cuidados). Estou completamente apaixonada pelos meus “novos fios livres”, e o conselho da Gilmara é realmente muito válido “conheça seu cabelo”!!!

  20. Flora disse:

    Nossa eu fui escrava da química por quase toda a minha vida, desde criança eu frequentava salões e começei com a antiga pasta, quem lembra da época era um produto muito agressivo que queimava o meu coro cabeludo e o deixava com marcas iguais a de queimadura com ácido, com o tempo meu cabelo começou a quebrar e cair absurdamente e sem saber dos ricos fui mudar de tratamento e o cabelo caiu todo fiquei careca criança, imaginem só. Depois disso forma relaxamentos, alisamentos e progressivas incontáveis e meu cabelo nunca ficava bonito. Nunca!!!!!! No dia que eu fazia, lá no salão pode até ser, mas depois nem pensar. Até que após um periodo de muita dúvida decidi deixá-lo voltyar ao natural e não poderia estar mais feliz hoje em dia. Eu tenho estilo, GOSTO DO MEU ESTILO e descobri que cabelo crespo é tudoooo de bom!!!!!

  21. Gilmara disse:

    Hello!
    Eu já usei muita quimica, acho que desde que percebi que tinham cabelo!Para algumas pessoas e para mim, meu cabelo só ficava legal com quimica!Mas o que aconteceu eh q a ideia do cabelo maléavel, fácil de lidar q se divulga com a quimica relaxou tbm meus cuidados c a minha cabeleira!A quimica agride mto o cabelo,meu cabelo vivia ressecado debaixo de mto creme pra pentear, mas sem tratamento certo!Até que um bendito relaxamento virou um alisamento mal feito e eu decidi abandonar quimica da minha vida!Comecei a tratar meu cabelo e a descobrir como ele eh de vdd e gostei!!Fiz a Big Chop(corte radical) pra tirar a quimica(que ainda deixou reminescencias, mas se DEUS quiser me livro delas!) e estou louca que ele cresça pra ver a cabeleira natural como eh!Entaum o conselho que dou as meninas q querem apostar na uimica por acharem que o cabelo vai ficar melhor c ela eh: conheça seu cabelo!Hidrate, trate, hidrate, corte de um jeito legal e hidrate mais ainda!Depois decida o que quer, conhcendo bem seu cabelo!bjos

  22. Victoria disse:

    Tenho relaxamento no meu cabelo, e concordo com você que o problema da química está nos motivos.
    Faço relaxamento pois gosto muuuito de cachos e meu cabelo natural não caheia… =( ai faço uma química bem rápida só pra soltar uns cachos, ele fica com volume e cachos, tipo um black com química hehe.
    Seria legal colocar umas dicas de hidratação e produtos recomendáveis aqui!

    Beijos!

Leave a Reply

(obrigatório)

(obrigatório)