Creme modelador de cachos

 

A Karina Carmelino perguntou qual a diferença entre o modelador de cachos e o leave-in.  Como sei que este assunto interessa a todas as meninas, achei que valia a pena fazer um post.

Para saber mais detalhes sobre este tipo de creme, conversei com Delane D’Azevedo, gerente de produtos na área de transformação e coloração da Niely. Abaixo segue o nosso bate papo.

Blog: Qual a diferença entre creme modelador de cachos e leave-in?

Delane: O modelador de cachos possui uma fórmula mais aprimorada, mais concentrada, que tem como objetivo reduzir o volume, dar mais brilho e controlar o frizz.

Com isso os cachos ficam mais definidos e, como o próprio nome do produto já diz, mais modelados. Proporcionando mais beleza aos cachos e valorizando sua forma.   

Já o leave-in é um produto mais leve, indicado para quem possui cabelos lisos com volume ou ondulados com volume. Pois não tem o poder de modelar os cachos.

Blog: Isto quer dizer que o creme modelador de cachos é mais indicado para cabelos crespos do que o leave-in? 

Delane: Isso depende do que a consumidora de cabelos crespos quer. Se ela deseja reduzir bem o volume dos cabelos, o leave-in não lhe atenderá. Mas se deseja apenas desembaraçar, dar brilho e manter os cabelos comportados em relação aos fios arrepiados, o indicado é o leave-in. 

 Blog: Qual a forma correta de utilizar o creme modelador de cachos? Qual a quantidade adequada?

Delane: A forma correta de utilizar no dia-a-dia é lavar sempre os cabelos com o xampu e condicionador, e logo após aplicar o produto sem enxágue, seja ele modelador ou leave-in.

É muito importante que os cabelos estejam sempre limpos para aplicar o produto sem enxágue, pois se o cabelo não estiver limpo, o acúmulo de produtos (o famoso efeito build up) poderá causar caspa e oleosidade excessiva aos cabelos.

Em relação à quantidade, normalmente os cabelos com cachos necessitam de uma quantidade superior a uma moeda de um real.

Blog: Como o creme modelador de cachos atua no cabelo e por que o produto consegue enrolar ou acentuar o formato dos fios?

Delane: O produto consegue modelar os cachos por conter em sua fórmula uma mistura de matérias-primas específicas com o objetivo de moldar os fios, como o silicone e o hidroxietilcelulose (dá densidade aos líquidos e facilita o penteado).

Blog: Tem leitoras que usam o creme modelador de cachos e em seguida passam silicone. Isto realmente é necessário?

 Delane: Sim. Para os cabelos extremamente ressecados e com muito frizz, que são características bem particulares de quem possui cabelos crespos e cacheados, o silicone auxilia na questão do brilho e na redução de frizz.

O cuidado que se deve tomar é em relação à quantidade e o excesso de aplicações durante o dia, para não deixar o cabelo com aspecto “pesado”, oleoso e sujo.

 Blog: Na hora de comprar o creme modelador de cachos, o que devemos prestar atenção na fórmula para saber se o produto realmente é bom?

Delane: As fórmulas normalmente necessitam dos ativos de tratamento, tais como aloe vera, manteiga de karité, cupuaçu, dentre outros. A consumidora deve estar atenta a esses ativos, além da marca. 

Blog: O creme modelador de cachos é mais indicado para quem tem química no cabelo ou pode ser usado em cabelos crespos naturais?

Como este produto não possui o poder de transformar o fio quimicamente, ele pode ser usado por qualquer cabelo que tenha a necessidade de modelar e domar os cachos, sejam eles tratados quimicamente ou naturais. 

————————————————-

Antes de finalizar, gostaria de reforçar o que Delane disse sobre a quantidade certa de modelador para usar no dia-a-dia. Cuidado para não exagerar porque este tipo de creme, por ser mais concentrado, realmente deixa o cabelo oleoso e pesado.

Como quem tem cabelo crespo não lava os fios todos os dias, o creme vai acumular demais nos cabelos. Portanto, não é preciso passar a mesma quantidade diariamente.  Você pode apenas usar o produto nas áreas em que seu cabelo estiver mais ressecado.

Como meu cabelo ainda está curto, não tenho usado cremes modeladores de cachos porque realmente reduzem o volume.  Mas as meninas que não gostam de cabelos muitos volumosos, podem se beneficiar com uso do produto.

Quem tem cabelo relaxado ou com permanente afro deve redobrar o cuidado na hora de aplicar o produto. Passe o creme aos poucos para não deixar o cabelo emplastrado.  Não é preciso passar todos os dias. Você pode umedecer o cabelo com água e modelar os fios com as mãos.

Para saber qual é o creme certo para seu cabelo, o melhor jeito é experimentar.  Quando usava modelador de cachos, cheguei a experimentar dos mais baratos aos mais caros (Pantene, Seda, Lanza), mas meu cabelo gostava muito dos da Natuhair.

8 Comments to “Creme modelador de cachos”

  1. luzia disse:

    Oi mari estou com proguesiva posso fazer permanente?

  2. Gabi disse:

    No momento estou com tranças afro mas suas dicas são essenciais pra gente!
    Parabéns! Bjão!

  3. Letícia disse:

    Muito bom seu post!!!!!!
    Obrigada pelas dicas!!!!!!!!

    http://www.nutri-study.blogspot.com

  4. Olá Mariangela, cheguei aqui através do LuluzinhaCamp e adorei seu blog. Tenho cabelos ondulados, não chegam a ser totalmente crespos, mas as dicas servem também prá mim, pois uso leave-in todos os dias pra dar uma modelada nas madeixas.

    Bjux :*

  5. Izabel Cristina disse:

    Oi Mari, que bacana os pots! To adorando… Olha foi super proveitosa essa entrevista vio, tirei varias duvidas e com certeza já me ajudou! Gostaria de ver muitos e muitos mais posts! Super bjusss

  6. Karina Carmelino disse:

    Muito obrigada Mariangela por fazer esse post!!!!!!!
    Essa entrevista me ajudou muito, muito mesmo. Agora sei o q os meus cabelos precisam “MODELADOR”, hehehehehehehe.
    Valeu mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Grazy disse:

    muito interessante!!!
    E que Black Lindooooooo!

  8. Priscila Gama disse:

    Hummm… Interessante. Não sabia que existia uma diferença de verdade. Deixo a dica do creme multifuncional yamasterol. Muito barato e muito bom. Tô usando o amarelinho com algumas gotas de óleo de coco e é o que tem definido os cachos no meu cabelo natural. Outra dica é não passar os dedos por entre os fios. O melhor é aplicar como se aplica uma máscara: separar por mechas e ir fazendo um sanduíche com as mãos. Pra mim tem funcionado bem. (:

Leave a Reply

(obrigatório)

(obrigatório)