Qual a hora certa para aparar o cabelo?

Para quem tem cabelo crespo, nada assusta mais do que uma tesoura. Já tive algumas experiências bem traumáticas no cabeleireiro, daquelas que você entra com o cabelo comprido e sai no estilo joãozinho.

Embora muitas meninas acreditem que quanto mais tempo ficar sem cortar, mais o cabelo irá crescer, isto não é verdade. Aparar o cabelo é fundamental e deve ser feito pelo menos a cada três ou quatro meses.

Um dos sinais de que chegou a hora de aparar os fios é quando eles ficam ressecados e quebradiços, mesmo após uma hidratação. Você vai notar que não importa a quantidade de leave-in que passe, o cabelo fica sempre com cara de maltratado.

Outro sinal importante é o aparecimento de pontas duplas e o excesso de frizz. Quando você observa seu cabelo no espelho, percebe que da raiz até a metade do fio está hidratado, mas as pontas estão arrepiadas (mesmo depois de passar sérum ou silicone). Como as pontas duplas não podem ser reparadas, o ideal é cortá-las. Caso contrário, o cabelo ficará sempre danificado.

Mais um sinal: se você tem a impressão de que seu cabelo cresce devagar ou parou de crescer, comece a apará-lo com mais freqüência e use produtos apropriados para evitar as quebras dos fios.

O cabelo crespo natural que não é aparado regularmente, também não retém muito bem a hidratação e fica difícil de pentear.

Mas o quanto se deve cortar? Geralmente, eu tiro de meio a um centímetro, mas é claro que isso depende do quanto o cabelo está danificado.

Quem está na fase de transição do alisado para o crespo natural, pode tirar uns 2,5 centímetros das pontas alisadas, assim a parte natural crescerá mais rápido.

Como aparar?

Cada cabeleireiro tem suas preferências. Alguns profissionais gostam de cortar depois que o cabelo foi seco com secador, porque acreditam que dá para ver melhor as pontas danificadas.

Outros preferem os fios úmidos, porque os cabelos crespos ficam mais maleáveis. E há ainda aqueles que penteiam todo o cabelo seco para cima para retirar as pontas.

Eu gosto de aparar meu cabelo quando está úmido, e quando não dá para ir ao cabeleireiro, é minha mãe que entra em ação. Conforme ela vai aparando, sempre é preciso borrifar um pouco de água para manter os fios sempre umedecidos.

Mais um lembrete: a melhor maneira de cortar o cabelo crespo é com tesoura, navalha nem pensar! A tesoura precisa ser de qualidade para garantir um bom corte. Comprei a minha na Ikesaki, não é barata, mas como que sempre digo, vale o  investimento.

Quando for ao salão, certifique-se de que o cabeleireiro realmente sabe cortar cabelo crespo (vou fazer um post sobre isto).

7 Comments to “Qual a hora certa para aparar o cabelo?”

  1. Mariangela Miguel disse:

    Oi, Elizabeth

    Enrolar o cabelo com os dedos, principalmente quando os fios ainda estão úmidos, é uma ótima maneira de deixar os cachos definidos sem danificar os fios. O calor do babyliss pode ressecar e danificar o cabelo, por isso o ideal é usá-lo apenas uma vez por semana. Não mais do que isso.
    Bjs.

  2. Mariangela Miguel disse:

    Oi, Debinha

    Como o cabelo crespo é mais ressecado, dá para lavar 2 vezes por semana tranquilamente. É incrível como o cabelo melhora muito com a diminução das lavagens. É claro que no verão acabo lavando um pouco mais por causa do excesso de calor.
    E o seu cabelo? É crespinho ou liso; seco ou oleoso? Como ele fica após as lavagens?
    bjs.

  3. Debinha disse:

    Oie fofa!
    Descobri seu blog hoje e adorei!
    Eu fiquei super curiosa pra saber como você consegue passar lavando o cabelo somente 2 vezes na semana!
    Isso é impossivel pra mim!
    Lavo num dia quando acordo no outro meu cabelo já ta todo louco!=(

    beiijoo

  4. Fernanda disse:

    SIMPLESMENTE AMEI SEU BLOG.

  5. Rosangela disse:

    Eu estou precisando cortar e acho que vou fazer eu mesma.

  6. Ive disse:

    Adorei o post!
    Sempre passo por aqui. ABRÇS

  7. Elizabeth disse:

    Olá,Mariangela. Seu Blog é incrível!
    Bom, meu cabelo é do tipo crespo que na raiz é liso e termina com os cachinhos. Ás vezes quando reparo que tem algumas pequenas partes meio sem forma, sem os cachinhos definidos, eu enrolo com o dedo. Gostaria de saber se é incorreto, se danifica meu cabelo ou se é melhor usar a babyliss.

Leave a Reply

(required)

(required)