esta sou eu

Sou jornalista, arquiteta da informação e blogueira! Como jornalista, trabalhei em quase todas as áreas, especialmente em revistas femininas (Editora Abril e Símbolo), fazendo reportagens sobre moda, beleza, saúde e variedades. Os livros também são a minha paixão e por alguns anos mergulhei na literatura exercendo a profissão de editora assistente. Hoje, trabalho com arquitetura da informação e produção de conteúdos para sites.

Mariangela  Miguel

82 Comments to “esta sou eu”

  1. Mari disse:

    Olá ! Seu Blog é tudo de bom. PARABÉNS.
    Acho muito legal a ideia deste blog falando sobre alisamento, relaxamento, cortes, raiz e etc. Tudo oque hoje para a maioria das mulheres é super importante, ainda mais para aquelas que um dia tiveram cabelos lindos cacheados, lisos, crespos e tudo mais. Sendo que hoje não é mais assim. Suas dicas e novidades são bem legais e imortantes. CONTINUE ASSIM hein! rs

  2. Mariangela Miguel disse:

    Oi, Giglianne

    Como você falou que está acima do peso e seu rosto é redondinho, talvez não se sinta bem com o cabelo muito curto. Não precisa ser radical agora, se puder aguentar por mais alguns meses, acho que vai se sentir mais segura. Enquanto isso, explore ao máximo os penteados para cabelo preso. Isso vai ajudar a passar por esta fase. E força, muita força. Feche os ouvidos para os comentários ruins e siga em frente. Resista!

    Boa sorte na jornada!
    Bjs

  3. Mariangela Miguel disse:

    Oi, Dani

    Muitas meninas já estão tomando consciência e, aos poucos, a própria mídia vai mudar de postura. É um processo lento, mas vamos chegar lá. Obrigada pelos comentários.

    Bjs!

  4. GIGLIANNE disse:

    Oi, adorei seu blog, tem umas dicas bem legais. Meus cabelos são cacheados e ha 5 anos aliso com Tioglicolato de Amônia. Resolvi parar agora e desde agosto de 2011 não faço retoque de raiz, tô numa aflição só. É difícil assumir os cachos, a ditadura do cabelo liso é tanta que os profissionais não têm tanta experiência em cortes e tratamentos de cabelos cacheados. Hj estou com uns 4 dedos de raiz e com uma dúvida cruel: corto tudo, ou não? Principalmente pq estou acima do peso e meu rosto é de lua cheia, por isso tenho medo de radicalizar. Assim, estou usando o cabelo preso todo tempo, não faço chapinha na raiz nem babyliss, pois tenho medo de piorar as coisas. Meu cabelo não é ressecado, apenas cansei de alisar. Mas tenho q ser forte, vou resistir! Bjs

  5. dani disse:

    Oi Mariangela Feliz Ano Novo parabens pela pos que Deus te abencoe e que esse novo ano seja um ano de colheitas pra ti e toda sua familia e espero tbm que esse blog se espalhe por esse pais a fora e quem sabe em breve possa se tornar ate mesmo um programa de tv pois eh isso que precisamos

    Fico indignada com a forma que somos tratados pela midia e pelas industria de cosmeticos; eh como se nao existissimos eh uma vergonhavez ou outra, lancam um produtinho qualquer com ingredientes que estamos carecas de saber que nao fazem bem para nossos cabelos eh revoltante; ver meninas no youtube fazendo resenhas de centenas de produtos tudo junto agora ao mesmo tempo todos com resultados momentaneos uma disse que o produto que usou era realmente bom pois como seu cabelo era ruim, tal produto tinha deixado ele muito macio e cheiroso que tristeza!!! Acho que o dia que tomarmos conciencia de que somos maioria (com cabelos crespos) nesse pais todo o mundo passara a nos enchergar e nos tratar com o respeito de merecemos!! bjus

    Dani

  6. Ana disse:

    PARABÉNS!
    Adorei o seu blog!

  7. Cibele disse:

    Olá,desculpe por ñ responder antes…
    Intão,meu cabelo esta um pouco abaixo dos ombros,com um corte em camadas.E apenas quatro dedos de raiza natural!Li no blog dicas de hidratação e fiz algumas,melhorou bastante!Ah,pra ñ ficar tãoo estranho esse aspecto liso e crespo,eu uso babyliss pra da uma disfarçada…devo continuar?

    Se for possivel,gostaria q me enviasse a resposta por email,pois fico mais a vontade,se não,sem problemas!Obrigada!
    Até mais!

  8. Luanna disse:

    Oi, Mariângela!

    Parabéns pelo seu blog, estou em fase de transição (não aliso desde julho) e sofrendo…rs.
    Faz 20 anos que não sei o que é o meu cabelo natural, daí resolvi parar com tudo e deixar ele vir! Não tem nada a ver por me achar mais ou menos negra, é que ENJOEI! Pronto, tô leve.
    Mas, confesso que tá difícil achar um salão para cuidar deles do jeito que são! Por exemplo, estou penando para achar uma boa tranceira… Enfim.
    Continue postando ideias, vc é otima.

  9. Lígia disse:

    Olá Mariangela, primeiramente parabéns pela iniciativa do blog! ‘Deixar a raíz crescer’ tem sido um desafio pessoal bastante grande pra mim, que fui incentivada a alisar o cabelo desde muito cedo… acho que espaços como este devem se tornar cada vez mais amplos, principalmente numa época em que o ensino da cultura e história afrobrasileira tem um papel fundamental no ambiente escolar – um dos espaços mais discriminatórios que existem, que podam muitas identidades ‘crespas’ por aí, desde a infância.

    Enfim, seu blog anda sendo um guia excelente pra mim, super informativo e formativo sobre este aspecto que mexe com a auto-estima de todas e todos nós!

    Abraços e sucesso!

  10. Mariangela Miguel disse:

    Oi, Cibele

    Antes de passar algumas dicas, preciso saber qual é o comprimento do seu cabelo.

    Bjs!

  11. Mariangela Miguel disse:

    Oi, Tatiana

    Você poderia me dizer que tipo de aplique está usando?

    Abs,

  12. Mariangela Miguel disse:

    Oi, Neci
    Você pode comprar no site da DR. Orgânico. O óleo é excelente e eles entregam em todo o Brasil. O telefone para contato: (21) 3026-1812 e o
    email: sac@dr-organico.com.br

    Bjs!

  13. Tatiane disse:

    Adorei o blog, vc está de parabéns!!
    E aproveitando, gostaria de saber a sua opinião quanto aos meus cabelos: tenho 26 anos estou usando aplique, e recentemente descobri uma infecção çdo fígado e estou proibida de usar qualquer tipo de química por um ano.Não quero tirar o aplique, já me acostumei com o comprimento dele, mas gostaria de fazer alguma coisa para disfarçar os crespinhos que tenho na frente.
    Bjus

  14. neci disse:

    onde posso encontrar esse oléo de coco,morro em salvador mas
    aqui só conheço o oléo de coco que tem um cheiro desagradavel e com essa textura que euvi na foto.

  15. Cibele disse:

    Olá!Primeiramente parabéns pelo seu blog!Fiquei muito feliz de encontrar um blog de tamanha qualidade voltado para o meu tipo de cabelo:o crespo!
    Estou na pior fase,a passagem do alisamento para o natural,e o pior que ja alisei tanto meu cabelo que nem sei mais como ele realmente é natural…Mas já decidi,ñ sofro mais com quimicas!
    Gostaria que me escrevesse algumas dicas para essa minha fase de transição…qual corte devo usar?para disfarçar melhor…vc acha que devo deixar ele natural(nessa fase) ou escovado para que as pessoas ñ percebam a parte lisa e a outra crespa?
    Obrigada!
    Aguardo resposta!
    Beejoo!

  16. Fábia disse:

    Olá Mariangela, td bem?
    Estava buscando nesta infinita rede de informações sobre cabelos crespos e encontrei você, ufá, sempre dá um alívio ler dúvidas tão parecidas. Parabéns pelo trabalho.
    Minha pergunta é para as leitoras,rs, se alguém frequenta os salões Lunablu e o Studio Fernando Fernandes?
    Estou pensando em um relaxamento, e gostaria de sugestões a respeito dos salões.
    Obrigada pelo espaço e um grande abraço.

  17. Mariangela Miguel disse:

    Oi, Karla

    Quero saber notícias suas. Como anda seu cabelo? Já está mais forte e saudável?
    Bjs.

  18. Mariangela Miguel disse:

    Oi, Jaqueline

    Já estou ajoelhada no milho, pagando penitência por ter demorado tanto para responder seu email. Gostaria de saber como está seu cabelo e como passou pela fase do joãozinho. Até o fim do mês pretendo fazer uma página no facebook.
    Bjs.

  19. Mariangela Miguel disse:

    Oi, Selma

    Desculpe pela demora da reposta. Se o seu cabelo está ralo demais, o ideal é que visite um dermatologista para verificar qual a profundidade do dano. Enquanto isso, uma boa opção é fazer massagens diárias no couro cabeludo com azeite de oliva extra virgem. Só tome o cuidado para não usar o óleo em excesso. Certifique-se de que o couro cabeludo absorveu todo o óleo. Você pode fazer a massagem capilar antes de dormir. Depois, coloque um lenço de seda, e pronto!
    Tem uma máscara de banana que é muito boa: bata uma banana no liquidificador e passe em todo o cabelo. Deixe agir por uns vinte minutos e depois enxágue com bastante água para retirar toda a fruta.
    Faça alguns exames também para saber como anda a sua saúde, se não está anêmica ou com falta de vitaminas, ok?
    bjs.

  20. Mariangela Miguel disse:

    Obrigada, Acacio!

  21. Mariangela Miguel disse:

    Oi, Débora

    Se o cabelo está caindo, realmente é melhor evitar qualquer tipo de química. Gostaria de saber que tipo de química usou e como está seu cabelo agora. Quando fala em cacheá-lo, você se refere a permenente afro?
    bjs.

  22. Mariangela Miguel disse:

    Oi, Irina
    Não conhecia este grupo no facebook. Vou dar uma olhada. Obrigada por passarem aqui!
    Bjs.

  23. Irina Ginga disse:

    Muito bom. Te seguimos a partir do grupo do facebook: Angolanas Naturais.

  24. Débora disse:

    Mariangela, passei quimica para alisar o meu cabelo varias vezes, mas gostaria de cachea-lo, como faço para que ele possa obter este resultado…não pretendo passar quimica nele novamente..repeti o processo do alisamento por muito tempo e por isso acho que não tem como fazer cachos nele até mesmo pelo fato de estar caindo muito…mas mesmo assim me dê uma dica…
    Ahhh…parabéns pelo seu blog é d+!!!!adorei…

  25. Acacio disse:

    Parabéns! Eu fiquei muito feliz de ter encontrado seu site!

  26. selma silva disse:

    Só a juventude liberta.É muito bom ver mulheres de cabelos crespos ,carapinhas livres da pecha do cabelo ruim.Já usei black power ,liso de henne,permanente etc (antes de tudo isso o terrivel ferro quente /chapinha baiana. De repente no hoje esbarrei em um cabelo ralo que mal reconheço,ralo muitoralo assustadoramente ralo .Estou com vontade de chorar de saudade da vasta e quase indomável cabeleira.O que faço para recuperar pelo menos u pouco dela ,por favor dicas caseirs e de pouco custo . Adorei conhecer seu blog

  27. DANIELA disse:

    BLOG EXCELENTE, MEUS PARABÉNS!!!
    NUNCA ENCONTREI UM BLOG QUE REALMENTE FALASSE SOBRE CABELOS CRESPOS TÃO DETALHADAMENTE E CHEIO DE CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO.
    SÓ GOSTARIA DE LIBERTAR MEUS CABELOS QUE VIVEM PRESOS.RS
    ABRAÇO

  28. Lucilia disse:

    Olá , Mariangela
    Adorei seu blog, estou aderindo aos meus cabelos afro naturais e tudo que queria era achar dicas para tratá-los.
    Abraços,
    Sucesso !!!
    Estarei sempre visitando em busca de novidades.

  29. Joelma disse:

    Assumi meu cabelo crespo a 04 anos e estou amando do jeito que ele esta Amei seu blog, cheio de dicas muito úteis. Bjos.

  30. Jacqueline disse:

    Blog perfeito, viu Mariangela? Dicas ótimas! Parabéns!

  31. Rebeca disse:

    Nossa Mariangela,
    seu blog é tudo!
    Estava procurando blogs voltados
    para temática racial e encontrei
    seu blog que fala de cabelos crespos
    (e muito bem, por sinal)!
    Adorei seu espaço. Adorei as matérias.
    Já me empolguei com as dicas, tenho dificuldades
    em encontrar produtos para meu tipo de cabelo, e
    as vezes meu black acaba ficando sem vida.
    Agora com suas sugestões penso que vai melhorar!

    Continue com esse maravilhoso trabalho, nós que
    temos cabelos crespos sabemos o quanto este espaço
    é importante.

    Beijos.

  32. Jaqueline disse:

    Olá… adorei seu blog e queria te dar uma sugestão… por acaso vc tem Facebook… nossa adoraria receber seus posts sobre beleza… Faz pouco tempo q cortei meu cabelo bem joãozinhu e me identifiquei demais com tudo que tem postado.
    Vc é MARAVILHOSA!

    Parabéns

Leave a Reply

(required)

(required)